sábado, 19 de agosto de 2017

FOLCLORE

Abrindo horizontes...


   O conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, brinquedos/ brincadeiras, danças e costumes que são passados de geração em geração é chamado de Folclore. O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo de uma nação.
     A tradição folclórica do Brasil desenvolveu-se de variadas formas de acordo com as regiões do país. Esse desenvolvimento se deu a partir da mistura das tradições dos principais povos que se misturam em terras brasileiras; notadamente, os povos africanos, os nativos indígenas e europeus.
      É de suma importância, portanto, o estudo e o conhecimento das práticas do folclore, não apenas do Brasil, mas de todos os povos, das variadas regiões do globo.

        "Da mesma forma que os jogos e a literatura, o trabalho que envolva as canções de ninar, as parlendas, o estudo de personagens folclóricos podem motivar o desenvolvimento de propostas que contemplem a temática e apontem a possibilidade de aplicabilidade da Lei 10.639/03 também no contexto da educação infantil.

        Ao considerar o lúdico, o faz-de-conta, as narrativas infantis, os brinquedos, o trabalho com identidade e autonomia, com o conhecimento de si, dos outros e do ambiente, o professor e as crianças, em seu espaço de convivência e construção de conhecimento, podem atentar para a sociedade como um todo, participando do movimento histórico e social a partir de elementos do próprio cotidiano, da própria existência."

                              (Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagem para a educação étnico-racial na  educação infantl, ensino fundamental e médio / Secretaria Municipal de Educação –  São Paulo : SME / DOT, 2008)

Temas trabalhados no CEI:
PETECA: é de origem indígena-brasileira da região centro-sul do Brasil. Inicialmente era um brinquedo confeccionado artesanalmente com penas de aves, palha de milho e pequenas pedras e fazia parte do folclore mineiro. (www.ahistoria.com.br)

MGII B + MGII D






LENDA DO SACI-PERERÊ: é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil. (brasilescola.uol.com.br)

MGI D + MGII B + MGII D













LENDA DA IARA - A SEREIA: é uma lenda da região amazônica, localizada no norte do País. Faz parte do folclore brasileiro. (portalsuaescola.com.br)

MGII B + MGII D







Quer saber mais sobre Folclore?



www.ahistoria.com.br

www.portalsuaescola.com.br

Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagem para a educação étnico-racial na educação infantl, ensino fundamental e médio / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo : SME / DOT, 2008




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO, CRÍTICA OU SUGESTÃO. OBRIGADA.